História dos Botons

 

Breve Histórico dos Bótons

 

 

O termo “button”, conhecido nos Estados Unidos, conforme Lucas (2007, p.6) é devido ao fato de que eram feitos em máquinas de botão e pela sua semelhança. Os referidos bótons são conhecidos também por chapas, pins, buttons, button, bottons, botton, flair,bótons, badges, broches ou gadget.

Segundo Lucas (2007, p.6) após o surgimento dos bótons como forma de brinde nos anos de 1890, estes eram dados junto a maços de cigarros ou produtos de confeitaria com imagens de personalidades da época como “jogadores de futebol americano, de atores e atrizes.” Assim o bóton tornou-se um meio de divulgação e propaganda e depois passou a ser usado em campanhas eleitorais dos Estados Unidos em 1896.

 

 

O bóton foi inventado nos Estados Unidos nos anos de 1890 e usado em grande número em 1896 nas eleições presidenciais dos Estados Unidos desempenhando um papel importante no desenvolvimento deste produto que tinha a finalidade de mostrar as imagens dos candidatos.

 

E foi em 1896 conforme Lucas (2007, p.6) que a empresa Whitehead & Hoag de New Jersey, nos Estados Unidos produziu bótons mais modernos feitos de disco de papel impresso, coberto por uma camada fina de celulóide com um pino atrás para prender na roupa.

 

 

 

Os primeiros bótons de propaganda política brasileira foram usados na campanha presidencial de 1910, que teve como opositores Marechal Hermes da Fonseca e Rui Barbosa.

 

Os bótons foram usados também nas campanhas eleitorais dos candidatos, partido e reivindicações abaixo:

 

Através da história o bóton passou a ser usado além da política, no qual teve maior reconhecimento durante sua origem, para outras vertentes como a contracultura,a música,a moda entre outras.



Referências:
 

https://www.britishmuseum.org

LUCAS,Gavin. Chapas: Un diseño redondo. Barcelona:Editorial Gustavo Gili, SL, 2007.